Katita Cearense é uma personagem. Suas histórias, conselhos e loucuras postadas aqui no blog, são apresentadas exclusivamente para fins de entretenimento.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Feliz Dia Nacional do Forró, Bebê!!!

Oi gente!

O Blog é de humor negro, mas também fala de assuntos relacionados a forró de forma séria e hoje não poderia deixar de falar sério e parabenizar aos altos céus pelo dia tão especial culturalmente reconhecido no calendário nacional.  Hoje, 13 dia de dezembro, se comemora o quê?


Isso mesmo, gente! 

Hoje, 13 de dezembro se comemora o aniversário do grande precursor do ritmo forró no país, Luiz Gonzaga. Por ocasião desse dia, ainda na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o próprio instituiu a data como Dia Nacional do Forró.

Como homenagem ao rei do baião, deixo uma breve biografia sobre a história desse mito que tanto mostrou de forma orgulhosa e linda para o nosso Brasil, o forró.


Biografia


Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.




No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.


Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído. Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia. Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nodestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Talvez por isso tudo tenha chegado onde chegou. Era a representação da alma de um povo...era a alma do nordeste cantando sua história...E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer...


Fonte: MPBnet


O Rei do Baião faleceu aos 76 anos, em dia 02 de agosto de 1989, vítima de osteoporose. Se estivesse vivo estaria comemorando seus 99 anos.


Que Deus o tenha na santa paz, amém?!


E o ritmo?

De lá pra cá o ritmo evoluiu (e decaiu) bastante. Vale destacar que depois de Luiz Gonzaga, a nossa linda e rica capital cearense, Fortaleza, trazia no inicio da década de 1990, a banda Mastruz com Leite pelo seu idealizador e dono, Emanoel Gurgel.


Podemos destacar ainda os grandes nomes que mantém a música forrozeira em auge em todo o país, como também fora dele. Dentre as tantas bandas e nomes que construíram a história forrozeira, além do próprio Mastruz com Leite, destaco Aviões do Forró (2002), Dorgival Dantas (grande compositor e cantor que ainda mantém o o ritmo forró "pé de serra") , Calcinha Preta(1996), Garota Safada e tantas outras bandas.



"Mas dizer que todos tocam forró não quer dizer necessariamente que a música é a mesma. Ao longo das sete décadas desde que surgiu e se espalhou pelas mãos de Luiz Gonzaga, o estilo musical que é símbolo do Nordeste passou por transformações em sua forma. Ele deixou de ser uma música puramente regional tocada com sanfona, zabumba e triângulo, se adaptou à modernidade, incorporou elementos do pop, do axé e do tecnobrega. Bandas de forró mais novas têm uma produção comparável a grandes shows de pop do mundo. "

Fonte: G1


   "As primeiras grandes mudanças vieram a partir de 1975, quando músicos populares da época, como Alceu ValençaZé Elba Ramalho e Geraldo Azevedo se enveredaram pelo forró, adaptando o estilo à época e à forma que já tocavam."


Fonte: G1




Então...







Feliz Dia do Forró meu Povo!!!


#BeijosClean Com Toques de #Glam

Um comentário: